Difusiones media en RADIO e INDYMEDIA PT

RADIO_
(WIP)

Questiones teoricas:

habria que desenhar un plano de diusion entre nosotras.
e despues empezar tb hablando com mas personas.

que medios dispomos de difusion ?

quien esta producindo perdiodismo ?

quien esta peoducindo contenido artistico que pueda ser difundido?

**como podemos difundir de forma simples e eficaz?

Medios que estoy difundindo:
Rádio Paralelo - Indymedia.pt
PTREVOLUTIONTV _ ptrevolutiontv.coletivos.org

eu desde aqui estoy me focando na Radio Paralelo e no PtRevolution como medios de difusion.

RADIO

la radio he descubierto una manera muy sencila de difundir, atravez de rss.

1 - sube un archivo en internet archive,
2 - se saca el rss de esses archivos
3 - el programa de radio difunde automaticamente esse contenido

Hay otras maneras claro,

p.e.
la livreria GATO VADIO en PORTO tiene su programa aqui

ya lo testei e esta funcionando bien eso
auque la radio se escuchada por 1 a 4 personas a la vez…
pero talvez haja mas radios comunitarias en francia o espanha o italia que podriamos hacer redes con ellas.

con los videos habria que hacer lo mismo de alguna manera que yo aun no descobri…

https://radiointerferencia.noblogs.org/

:newspaper: NOTÍCIAS
Ouve as notícias que a média corporativa não quer que ouças
na RÁDIO PARALELO:
https://radio.indymedia.pt

:mega::studio_microphone:FAZ AS NOTÍCIAS
Qualquer pessoa pode fazer notícias para este programa!
Segue estes passos:

  1. :studio_microphone: Grava os teus áudios: (formato OGG / mp3 obrigatoriamente, usa a app “Dictomate”, por exemplo, ou então usa um conversor de ficheiros.)

  2. :globe_with_meridians: Publica os teus audios no Internet Archive: Upload to Internet Archive (cria uma conta no Archive.org!)

  3. :sparkles: Na opção SUBJECT escreve exatamente: noticiasradioparalelo 4 :satellite: A tua gravação passará a ser a primeira na fila, até que venha outra mais recente!

vê aqui o feed, para verificar se atualizou: Internet Archive: Digital Library of Free & Borrowable Books, Movies, Music & Wayback Machine

:zap:INTERFERÊNCIA!
:radio: OUVIR: SINTONIZA https://radio.indymedia.pt Todos os dias às 13h
:classical_building: Arquivo: radiointerferencia.noblogs.org
:headphones: podcast: Podes ouvir em podcast através de feed RSS
:loud_sound: Cola este link: Radio Interferência no teu leitor de podcasts (usa uma app open source como Antenna Pod)

#JornalismoCidadão #RádioComunitária #indymedia

“Não odeies os média, sê os média!”

Há 7 anos, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2016, realizava-se em Coimbra um Encontro de Informação Alternativa promovido pela Rede de Informação Alternativa, constituída em Portugal em Outubro de 2015, num encontro realizado no Alentejo, e que juntava o Indymedia Portugal, o Jornal Mapa, o Portal Anarquista e a Guilhotina.info, e para o qual foram convidados os órgãos de informação alternativos do Estado Espanhol La Directa, Periódico Diagonal (agora El Salto) e Radio Vallekas.

O encontro teve o apoio de várias repúblicas estudantis ( Ninho dos Matulões, Solar dos Kapangas e Rosa Luxemburgo, bem como do Ateneu de Coimbra) e permitiu abordar diversas questões como a da arquitectura financeira destes canais de informação, a criação de uma rádio e a definição de formas de colaboração mais específicas do que até então.

![Capturar1 (4).JPG|624x287](https://c026204.cdn.sapo.io/1/c026204/cld-thumb/1426522730/6d77c9965e17b15/7ad2509244b438e4f312a49cd00dfc98/vermelhoenegro/2023/Capturar1 (4).JPG?size=xl)

A Rede Portuguesa de Informação Alternativa funcionou durante vários anos, existindo ainda hoje uma relação próxima entre estas plataformas informativas. O Indymedia cessou a partilha de informações há alguns anos e serve hoje de plataforma para a Radio Paralelo, que utiliza o seu endereço electrónico; a Guilhotina.info viu reduzida a sua actividade após o seu sítio no Facebook (com cerca de 30 mil seguidores) ter sido clonado e é hoje um sítio de jogos, obrigando a guilhotina a criar outra página; o jornal MAPA e o Portal Anarquista mantêm-se praticamente inalterados. Foi (é) uma experiência interessante de partilha de experiências e procura de novos paradigmas comunicacionais ao nível ibérico.

![Capturar2 (1).JPG|498x371](https://c026204.cdn.sapo.io/1/c026204/cld-thumb/1426522730/6d77c9965e17b15/7ad2509244b438e4f312a49cd00dfc98/vermelhoenegro/2023/Capturar2 (1).JPG?size=xl)

Reunião onde foi criada a Rede de Informação Alternativa (Alentejo, outubro de 2015)

No mês de Outubro de 2015 tinha-se realizado uma primeira reunião no Alentejo, em que participou uma companheira de Madrid que abordou a questão das ferramentas informáticas ao dispor dos projectos de informação alternativos, Nessa mesma reunião, foi decidido criar a Rede de Informação Alternativa – de que o Portal Anarquista faz parte desde a primeira hora – e realizar. meses depois, o encontro em Coimbra.

No verão de 2016 o Portal Anarquista entrevistou os diversos colectivos que integravam a Rede de Informação Alternativa. Eis as respostas:

jornal MAPA: Jornal MAPA: “A comunicação social alternativa deve ter a capacidade de pôr em contacto as diferentes formas de lutar e criar” | Portal Anarquista

pt.Indymedia: pt.indymedia: “A social-democracia da troika Costa-Catarina-Jerónimo é ainda um momento do capitalismo” | Portal Anarquista

guilhotina.info: Guilhotina.info: “De nada vale ser um puritano conceptual e um inútil na prática” | Portal Anarquista

portal anarquista: Portal Anarquista:”A desilusão com o actual sistema político vai trazer mais gente para o campo libertário” | Portal Anarquista

Foi uma experiência interessante, em que estes projetos de informação alternativa colaboraram de forma diversa, mas empenhada, e em que a colaboração ainda hoje, em muitos casos, se mantém.

O pt.indymedia actual surgiu a 30 de Novembro de 2009. Depois de alguns anos sem um indymedia em Portugal, um grupo de companheiras decidiu reactivar o site por considerar ser uma ferramenta fundamental para dinamizar a informação alternativa, nomeadamente ao permitir uma publicação sem censura por parte de todas as que se movem por um mundo mais justo e solidário, num servidor que não está nas mãos de grandes corporações

Como vêem hoje a informação alternativa em Portugal?

Consideramos que, com a explosão dos blogs e redes sociais, houve um enorme incremento de projectos informativos que procuram uma informação alternativa aos media mainstream. Na sua globalidade, parecem-nos projectos sérios e coerentes. De salientar também o surgimento de alguns projectos em papel. No entanto, consideramos que ainda falta muito para que essa informação alternativa ultrapasse os guetos onde nasceu e de onde pretende sair. E que lhe falta a capacidade de criar agenda(s) própria(s) em vez de ir atrás das agendas dos media empresariais.

O espaço alternativo e assembleário constituiu-se em Portugal (e Espanha) nos últimos anos em torno dos movimentos de rua e de ocupação de espaços públicos. Houve manifestações aguerridas, que hoje parecem não ter condições para se repetirem. Como vêem actualmente este movimento assembleário, de junção de lutas, e alternativo ao sistema representativo vigente?

Esse espaço, que na sua génese teve ideias interessantes do ponto de vista das formas políticas de agir e decidir, foi rapidamente tomado pelos aparelhos partidários, no caso português, ou transformado em partido político, no caso espanhol. No Porto, por exemplo, o Bloco de Esquerda não se inibiu de apresentar uma candidatura à Câmara Municipal, em que palavras como assembleia e colectivo estavam muito presentes, numa tentativa de lucrar com as saudades e o vazio deixado pelo Es.Col.A da Fontinha.

Parece-nos, no entanto, que este tipo de espaços são essenciais para a criação de uma política autónoma e anti-autoritária, mas terão que se desenvolver num processo mais local, como bairros e ruas, podendo, posteriormente, discutir com outras assembleias e procurar pontos comuns de luta. E levantando travões permanentes à entrada dos aparelhos partidários.

Perspectivas futuras para os movimentos anti-autoritários, horizontais e de acção directa em Portugal? E para a comunicação social alternativa?

Os movimentos anti-autoritários, horizontais e de acção directa deveriam ter um papel fundamental em altura de governo de esquerdas. Para manter o espírito de crítico aceso e para relembrar que a social-democracia da troika Costa-Catarina-Jerónimo é ainda um momento do capitalismo que o legitima mais do que pretende ultrapassar ou destruir. No entanto, entre uma esquerda que não pode falar e um movimento autónomo/anarquista demasiado virado para os seus espaços, haverá um tempo sem grandes lutas sociais.

Num momento que não distará muito, o perigo será – novamente – o dos movimentos autónomos não deixarem as suas práticas e as suas ideias serem colonizadas pelos aparelhos partidários ,que – mais uma vez – deverão voltar às loas sobre participação, horizontalidade, luta, democracia verdadeira e quejandos, assim que o cheiro das cadeiras do poder se começar a desvanecer.

A comunicação social alternativa terá o papel fundamental de trazer para o dia apenas a luz e as perspectivas que interessam a quem luta, permitindo que haja um contraponto visível à invisibilidade provocada pelo excesso de informação com que nos bombardeiam televisões, jornais e facebooks ou twitters.

O que é que o pt.indymedia ganhou com a constituição da Rede de Informação Alternativa?

Ganha-se sempre muito com a criação de redes de proximidade ideológica. É uma forma rica de manter as autonomias procurando pontos comuns e desenvolvê-los em função das necessidades e objectivos de todos os projectos envolvidos. O pt.indymedia está neste momento a criar um site novo, procurando corrigir os erros que teimam em persistir neste site actual e que prejudicam a dinâmica para a qual foi criado, sendo a possibilidade de publicação aberta a ferramenta que mais tem sido prejudicada.